sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Santo Amaro do Picoto






Ontem fui ao Santo Amaro do Picoto.


A chuva estragou a festa. Mesmo com mau tempo os romeiros eram em número bastante elevado.


Longe vão os tempos do Santo Amaro cheio de lama e barro, da necessidade de utilizar botas de cano alto, das famílias dispersas pelos matos com o seu lanche...

Hoje almoça-se nas barracas...

Ainda me lembro de, há mais de 40 anos, ir a pé com o meu avô, com uma cana na mão e cantar:




Santo Amaro do Picoto
P´ra mim foste um ladrão
Deste-me três pernas
E só duas chegam ao chão.










1 comentário:

Manel disse...

A festa do Sant'Amaro é a festas das passas de figo.
É uma festa de raízes pagãs celebração da fartura das figueiras.
Nota-se, actualmente, a presença pagã da deusa que invade os santuários todos.
abraço
Manel