quarta-feira, 3 de junho de 2009

Notícias da Freguesia de Covões - Maio, Número 4

APRESENTAÇÂO DE UM LIVRO SOBRE HISTÓRIAS DA GÂNDARA
Vai ser feita a apresentação editorial do mais recente livro de António Castelo Branco, intitulado "Lazarilhos da Gândara" que apresenta um conjunto de pequenas histórias de passagens populares verdadeiras ou do antigo imaginário local, descritas de uma forma simples mas profunda, querendo o seu autor estimular as recordações de um passado vivido por várias personagens que marcaram de forma indelével as muitas cenas do quotidiano popular da Gândara. Esta apresentação será realizada no próximo dia 19 de Junho, pelas 21 horas, no auditório da Biblioteca Municipal e é uma organização do Município de Cantanhede.

CAMPANHA NACIONAL DE DEFESA DOS PINHEIROS NA REGIÃO
Está em curso uma campanha nacional de sensibilização para a protecção dos pinheiros contra uma praga designada de nemátodo. Assim todos os interessados poderão obter informações, junto da autarquia local, sobre a forma como poderão responder a esta doença silvícola. O nemátodo da madeira do pinheiro é um verme microscópico que ataca preferencialmente árvores resinosas, esta doença é transmitida entre árvores por meio de insectos voadores que têm a sua actividade de contaminação mais intensa entre os meses de Abril e Outubro. Os principais sintomas que se manifestam nos pinheiros infectados são: amarelecimento das agulhas de forma gradual, diminuição da produção de resina, manutenção das agulhas mortas nas árvores por períodos mais longos, aumento rápido de ramos secos e quebradiços de forma invulgar. Assim os serviços competentes do Ministério da Agricultura pedem aos proprietários de pinhais infectados que realizem de forma eficaz uma limpeza de todos os pinheiros doentes de forma a travar a propagação rápida desta enfermidade. Mais informações deverão ser solicitadas aos serviços de fiscalização florestal existentes na Câmara Municipal de Cantanhede.


PREPARATIVOS PARA AS FESTIVIDADES DE SANTO ANTÓNIO
Já foi realizada a divulgação do programa das festas em hora de Santo António, Padroeiro da paróquia e da freguesia. Assim, a comissão organizadora das festividades está a realizar um peditório local aproveitando para fazer a apresentação dos eventos recreativo que terão início no dia 10 de Junho

por Messias Simões

PRÓXIMAS NOTÍCIAS

Saneamento em Covões

Dixieland em Marvão

Festas do Corpo de Deus

http://www.covoes.com/informacoes.html

Sem comentários: