segunda-feira, 1 de junho de 2009

A história de um porquinho

Reza a história, pelo menos a que é contada cá pelas nossas bandas, que o famoso Leitão da Bairrada, iguaria sem par com direito a honras de Confraria, é originário dos Covões. No entanto, outras localidades reivindicam este petisco como a Mealhada, Anadia e Águeda. Como o afirma o senhor José Mendes, assador de leitões na Mealhada, "Pergunte a quem quiser. De onde é o Leitão? Sempre foi da Mealhada!", ou ainda o Samuel Fernandes de Aguada de Cima que conta a história de um homem que vivia na Miragaia e vendia leitões de porta em porta. Ora as origens do leitão são anteriores a todas as fábulas e a todos os "Ti Maneis" a quem é atribuída a paternidade do prato. A primeira referência documental, segundo a Confraria Gastronómica do Leitão da Bairrada, do modo de confecção do Leitão da Bairrada remonta a 1743 ("Cadernos de refeitório, manuscrito conventual"). Com esta "tenra" idade será difícil estabelecer com exactidão onde tudo começou mas, os mais de 250 anos de história do saboroso Leitão da Bairrada transformaram-no num prato nacional e "o prato nacional é como o romanceiro nacional, um produto do génio colectivo: ninguém o inventou e inventaram-no todos..." (Fialho de Almeida).
Venha ele de onde vier as devidas honras devem ser feitas aos assadores da nossa terra que estão, sem dúvida, entre os melhores da sua arte.




Fotos por Manuel Ruivo

1 comentário:

Unknown disse...

São fotos com estas que imortalizam os usos e costumes das nossas terras. O leitão de Covões tem um sabor único e sublime.
Quem não conhece o leitão de Covões, não sabe o que é leitão!