sexta-feira, 31 de julho de 2009

Notícias da Freguesia de Covões - Julho, Núm 3

FINAL DO ANO LECTIVO EM COVÕES
No final de mais um ano lectivo na escola Primária de Covões foi feita uma apreciação positiva do desempenho global dos cerca de 42 alunos que frequentaram esta escola - a única ainda em actividade na freguesia. Assim 12 crianças do 4º ano concluíram este ciclo do ensino básico, transitando desta forma para o ciclo escolar seguinte. Este ano e à semelhança de anos anteriores, os alunos que se destacaram pelo trabalho e empenho demonstrado ao longo do ano receberam as devidas honras entrando para o quadro de Excelência instituído nesta escola - esta referência de excelência será registada no processo individual do aluno até ao 9º ano. Este ano fazem parte deste quadro, três alunas: Mary Joanne Aponte (Malhada), Patrícia Soares (Picoto) e Vera Patrícia Rocha (Montouro).
Para o ano 2009/10, deverão continuar todas as actividades extra curriculares de música, inglês, xadrez, cidadania e desporto e deverá ser mais uma vez renovada a candidatura ao programa eco-escolas e consequente atribuição da bandeira verde do Ministério do Ambiente e da Fundação de Educação para o Ambiente. Na área das novas tecnologias, o acesso à internet de alta velocidade vai ser disponibilizado na escola, pelo Município, sendo a primeira escola do concelho a ter instalada esta ligação. Juntamente com os computadores já distribuídos pelos estudantes, esta medida permitirá a implementação de novas actividades e formas de aprendizagem interactivas.
Relativamente à população estudantil, no próximo ano lectivo prevê-se uma redução efectiva de alunos (35), tendência que se deve manter nos próximos dois anos. A diminuição do número de alunos inscritos pode resultar, a médio prazo, no indesejado encerramento da escola. Esta situação deverá ser desde já acautelada no sentido de se tomarem medidas ao nível local que promovam a fixação de residência dos jovens casais que iniciam sua vida activa e que poderão assim inscrever as suas crianças nesta escola.

EXPOFACIC TASQUINHAS
A freguesia de Covões está mais uma vez representada na EXPOFACIC. Assim, no espaço da Junta de Freguesia, está a decorrer uma exposição de trabalhos de artes decorativas realizados nos cursos que decorreram em alguns dos lugares da freguesia com o patrocínio da Câmara Municipal. Na zona das tasquinhas da feira também estão representadas duas associações da freguesia, a secção de futsal da Prodeco e o Grupo de Jovens de Marvão. Uma terceira tasquinha em ligada às marchas populares realizadas esta ano no concelho sobre o tema associativismo - englobando várias instituições existentes na freguesia - também está presente apresentando como tema a tradição do leitão dos Covões.


Sem comentários: