segunda-feira, 6 de julho de 2009

Notícias da Freguesia de Covões - Junho, Núm 4

FESTAS DE S PEDRO DE PORTO DE COVÕES
Realizaram-se nos passados dias 27, 28 e 29 de Junho as festividades em honra de S Pedro no lugar de Porto de Covões. No programa apresentado pela comissão de festas, constituída por moradores locais, constava a realização de um torneio de paintball, agrupamentos de carácter popular e ligados a música Portuguesa e um convívio popular onde a sardinha assada foi o principal petisco servido aos presentes. Uma missa campal em honra de S. Pedro foi também realizada no dia 29 pelas 17h30 no recinto das festas.

INAUGURAÇÃO DO CENTRO PAROQUIAL E BIBLIOTECA LUDOTECA
Decorreu no passado dia 28 de Junho a cerimónia de inauguração das novas instalações do Centro Paroquial de Covões e da Biblioteca Ludoteca na presença dos presidentes do munícipio e da junta de freguesia. A cerimónia inaugural iniciou-se com a bênção solene das instalações seguida pela mostra de duas placas, uma alusiva à inauguração e com referência às várias entidades responsáveis pela obra e outra prestando homenagem a Manuel Rodrigues Neto, pela sua contribuição ao lançamento desta obra. A cerimónia culminou com um convívio popular com animação musical com a participação da Filarmónica de Covões e do seu grupo coral.
Esta obra, quase na totalidade suportada pela Câmara Municipal, compreende novas salas para as aulas de catequese, reuniões ligadas às diversas actividades da paróquia de Santo António de Covões e para o grupo de jovens. Relativamente à única sala que constitui a Biblioteca Ludoteca, é notória a falta de mais livros de carácter técnico ou de uma abordagem mais social da nossa região da Gândara e Bairrada, os quais podem vir a ser solicitados no futuro pela comunidade escolar ou por outros interessados nestes assuntos. A data de abertura assim como horários de funcionamento e as condições gerais de utilização destas instalações ainda não estão disponíveis.

FESTA DE FINAL DE ANO DAS CRIANÇAS DA PRODECO
Reuniram-se na passada sexta-feira, dia 26 de Junho as crianças da Creche, Jardim infantil e ATL da Prodeco Centro Social da Freguesia, em mais uma festa de final de ano no salão da Casa do Povo de Covões. Assim, durante uma tarde muito animada na presença de dois palhaços convidados, foram apresentadas um conjunto de actividades organizadas pelas educadoras e todas as auxiliares de educação incluindo projecções de vídeo sobre as principais actividades realizadas durante o presente ano. No final foi servido um lanche ajantarado partilhado por todos os presentes.

APRESENTAÇÃO DE CONTAS DA FESTA DE SANTO ANTÓNIO 2009
Foi já entregue aos responsáveis da Comissão Fabriqueira da Paróquia de Santo António de Covões, o relatório e contas resultante da execução das festividades anuais em honra do padroeiro da freguesia. Na nota resumida, a ser em breve afixada publicamente, constam os seguintes valores gerais: receita global de 17.966 Euros relativos ao peditório local, ofertas diversas, tômbola, sorteios, iniciativas realizadas ao longo do ano e ao bar a funcionar no recinto; as despesas apuradas, que totalizam o valor de 17.766 Euros, incluem a animação e produtos diversos consumidos ou utilizados durante toda a preparação das festividades, transitando um saldo de 200 Euros para a próxima comissão de festas 2010.
A comissão de festas manifestou a sua gratidão a todas as pessoas e entidades que apoiaram as festas ou contribuíram na organização e declarou levar a efeito mais uma vez as festas no próximo ano com os mesmos mordomos e colaboradores:

Victor Espadilha
António Miraldo frade
João Sérgio Simões
José Carlos Tavares
Ricardo Silva
Luís Castelo Branco
Guilherme Samelo
Paulo Mendes da Silva
Michael Conceição


2 comentários:

Manel disse...

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=1306390#AreaComentarios

Covões também é notícia no JN, graças ao padre Maçarico da Praia de Mira.

ANTONIO LOPES disse...

SUGESTÕES PARA AS VOSSAS CONCEITUADAS FESTAS DE 2010: LUCAS & MATHEUS, LÉO & LEANDRO, AGRUPAMENTO MUSICAL IVASON e BANDA CORAÇÃO SERTANEJO. Consultem por favor os nossos sites: www.lucasematheus.com, www.leoeleandro.com e www.ivason.com. Se necessário, solicitem-nos material promocional. Contactos: ANTÓNIO LOPES 913729192/960195669/224041482.